terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O medo dos outros



A dificuldade que temos em lidar com aqueles que são diferentes de nós, os que levam outra vida, o que querem outras coisas. Dois episódios levaram-me até esta estupefacção.

Há umas semanas atrás um arrumador de carros oferecia uma senha de uma hora a uma senhora que estava a estacionar o carro. Ela nem por nada a queria, avançava directa à maquina para tirar o seu próprio ticket, ele insistia que não queria nada para ele, que era um desperdício. Ela nem olhava para ele, dizia que não com a cabeça, olhos no chão, parecia ter medo. A cena passava-se de dia e num lugar muito frequentado, não num parque de estacionamento recôndito. O derradeiro argumento dele: Mas a senhora quer dar dinheiro ao governo? Acha que merecem? E ela nada, nem uma palavra. Para mim que falo, negoceio e barafusto com os arrumadores, a cena deixou-me atónita, ela parecia assustada com um ser humano que estava a oferecer-lhe uma coisa, podia não ser uma pessoa das mais convencionais mas era uma pessoa.

Há dois dias tive também uma mãe muito abalada no meu gabinete e estamos a falar da mãe de uma aluna maior de idade e a frequentar o ensino superior. Chorava o desinteresse da filha pelo mundo, as manhãs que ficava a dormir, o curso por acabar. Perguntei à filha onde se sentia ela bem, quando é que não se sentia desconfortável, em que circunstâncias se sentia feliz. Ela sorriu onde antes chorava e disse: no Verão, no Algarve, a ajudar na discoteca do meu tio. Não era a resposta desejável e a mãe condenou-a imediatamente mas era aquilo que eu queria ouvir: a verdade. Tentei sem êxito canalizar este interesse da jovem para o campo profissional com o pânico cada vez maior da mãe que abanava a cabeça, aturdida com a professora que lhe calhara que em vez de levar a filha de volta a bom caminho, ainda parecia desencaminhá-la mais. Certo é que a jovem disse que iria fazer o que a mãe quisesse.  E eu pensei para mim que iria demorar mais uns bons anos a encontrar-se.

Alinhadinhos e conformados, será este o nosso maior destino?!

~CC~




Sem comentários:

Enviar um comentário

Passagens