quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Histórias para crianças


Desde que o mundo é mundo que há histórias de fadas. Histórias de bons e maus, certamente tão verdadeiras quanto falsas, afinal moram heróis e vilões em cada um de nós mas em alguns o espaço dos vilões tem mais assoalhadas e mobiliário mais rico. Sabemos muito bem que a Alemanha não será o país mau e a Grécia o país bom. 

Mas os alemães deviam ser mais prudentes porque na história do tempo foi há muito pouco que foram um país vilão, capaz das maiores atrocidades. Recomendava-lhes a história outra prudência e modo de estar no mundo, não fosse a história olhada como uma ciência que nada produz e se alimenta de pó e não de euros ou dólares. Não lhes devia servir a história só para comemorações para lembrar o holocausto, ele nasceu de uma arrogância que parece estar longe de estar eliminada. É essa arrogância, aliada a um moralismo que se aplica à classe média e baixa (não vivam acima das vossas possibilidades, paguem todas as vossas dívidas, sejam honrados....mas que honra se tem quando se passa fome?), que parece cobrir com uma cegueira atroz a sua capacidade de relação e entendimento com os outros. Parecem-se com a carochinha, oferendo a sua moeda em troca de um casamento de conveniência, quem aceitar, deslumbrado pelo brilho do ouro e dotes da moça para a cozinha, pode afinal acabar na sopa do caldeirão. Mas isto são tudo histórias para adormecer crianças impertinentes.

~CC~

1 comentário:

  1. A arrogância e o poder levam, muitas vezes, à incapacidade de sentir empatia pelo semelhante (que, aliás, e por isso mesmo, não é visto como semelhante).

    ResponderEliminar

Passagens