quinta-feira, 2 de julho de 2015

Guardar a distância do astro sol


Ontem fui ver filme "O homem demasiado amado de André Téchiné."

Não há maior maldade do que se deixar amar sem amar em troca, fazendo da luz dos outros a sua própria luz mas sugando-a até o outro ficar escuro.

Dei-me também conta de como a frontalidade pode ser perversa, de como a verdade pode ser o próprio jogo de sombras. Um homem que assume as suas amantes pode parecer-nos do mais verdadeiro, até porque elas sabem e se sabem é porque aceitam. Contudo, elas não aceitam, só se submetem, ele mostra-lhes que só há aquele caminho, o único em que podem estar com ele. Por cada mulher que se submete assim há uma dor que cresce em mim. Uma dor que é também a de cada momento, mesmo pequenino, em que vivi aquilo. Por exemplo, quando a pessoa com quem estamos elogia à nossa frente uma amiga mas há naquele elogio um toque de sedução. É apenas um quase nada mas que pode transportar um caminho sem retorno, é assim que os fins se anunciam, por essas coisas que parecem quase nada, parecem pequenas e parecem ser tão frontais, mas ditas ali à nossa frente revelam um despudor que ultrapassa aquele limite que traçámos. É preciso dizer não, é preciso não ter medo de ficar só. Nenhum homem é melhor do que uma mulher inteira, a gostar de si.

O homem demasiado amado nunca quis abandonar mulher nenhuma, por ele todas podiam gravitar à sua volta, ele tinha sempre um bocado de si para elas, mas jamais o podiam pedir inteiro. Sabemos que o sol é lindo mas que se nos aproximarmos de mais nos queima. E tudo isto que é dito sobre os homens podia ser dito de forma inversa, há também mulheres sol.

Há um momento em que aquela jovem mulher do filme podia ter invertido caminho, depois dele sabemos que só a morte a pode esperar. É verdade, o amor pode matar. 

~CC~








2 comentários:

  1. Este texto, CC, vai, em certa medida, ao encontro do que escrevi. Na verdade, traduz aquilo que não consegui exprimir, porque me faltaram as palavras certas.
    «É preciso dizer não, é preciso não ter medo de ficar só. Nenhum homem é melhor do que uma mulher inteira, a gostar de si.» - é isto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. é tudo verdade CC, é preciso dizer não, não ter medo de ficar só. é preciso ter dignidade e lutar por ela. bom fim de semana!
    (parabéns, por tudo isto)

    ResponderEliminar

Passagens