sábado, 12 de março de 2016

Hoje és tu


É o teu dia, parabéns.

Quase nada correu como previsto, diria que correu mal se não tivesse acabado tão bem. Não acredito que todas as mães achem os seus bebés os mais bonitos do mundo e não me falharia tanto a objectividade, portanto eras mesmo um dos bebés mais bonitos que eu tinha visto, ou seja, um dos mais bonitos que nasceram no mundo.

O teu nascimento mostrou o quanto o pessoal da saúde tem dificuldade em confiar nos pacientes, sim, que eu nem doente estava. Deram-me uma máquina para controlar a dose da epidural, deveria carregar à medida que sentisse dor mas a enfermeira achou que deveria ser ela a fazê-lo e portanto exagerou na dose até eu não sentir dor nem nada mais, esqueceu-se que ela não estava dentro do meu corpo. Mas como quase todos os factos da vida isso é apenas uma forma de olhar o que aconteceu, se ela não tivesse exagerado na dose, o forceps não teria sido talvez tão fácil. Tudo correu assim bem, foi só uma forma de nascer mais assustada, mais difícil, mais corajosa para puderes transitar do do apgar 7  até à vida plena. No mês difícil que se seguiu, em que praticamente não pude sair da cama, era a tua luz, a tua beleza, a doçura do teu cheiro e da tua pele de bebé que conseguiam curar-me.

Uma vez uma pessoa amiga disse-me que naquele momento da vida queria tudo menos ser mãe e tinha três filhos, foi uma coragem enorme ela tê-lo dito, ter se consentido isso, numa sociedade que reprova tanto as mães, rapidamente transformando tudo em condenação. Nunca senti tal coisa estes anos todos mas se o tivesse sentido acho que me teria consentido dizer. Senti muitas vezes o contrário: que devia ter tido mais filhos; que tu eras uma alegria constante na minha vida. Continuo a sentir que és um motivo para eu viver como o foste logo após o teu nascimento. Continuo a ver na tua sede de vida uma inspiração. 

~CC~






2 comentários:

  1. Parabéns a ambas, mãe e filha, CC!

    (Hoje a minha mãe também faz anos.)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Neste caso é parabéns à mãe e à filha também:)
    Beijinho
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens